Moda e Sustentabilidade - Capítulo 3: Distribuição
- Mônica Corrêa
- 3 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Capítulo 3 - Distribuição
As peças e componentes são distribuídas por meio de transporte aéreo, rodoviário e marítimo; Correspondendo por apenas 1% do carbono no ciclo de vida do produto. Uma análise mais detalhada mostra que a distribuição consiste em várias especializações.
A eficiência na distribuição e no varejo:
O varejo "enxuto", que hoje precisa manter grande estoques por tempo indefinido para a reposição dos produtos. Os produtos leva informações tecnologicas como por exemplo: Etiqueta de RFID (Identificação por Radiofrequência). O sistema de distruição, permite que mais itens sejam empurrados para o consumidor e uma velocidade cada vez maior, resultando em sobras no varejo no fim da temporada. As vendas são expressas como conjuntos de dados para apoiar a análise.

A gerência de informações da cadeia de fornecimento:
Por causa do crescimento da sustentabilidade os avanços nas tecnologias de rastreamento evoluiram. Tecnologia String - é um sofware que permite as empresas reunir e centralizar informações em cada etapa da fabricação de uma peça, fornecendo dados específicos da cadeia de fornecimento. Nosso desafio não é só redefinir meios de fornecimento, e sim de cadeias e fluxos - em ciclos; E transformar nossos negócios - de gestão de produtos - em gestão de ciclos.
Compensações de carbono:
Nas últimas décadas os dados coletados são usados para desenvolver estrátegias para o uso da energia e indicar a quantidade de carbono para reduzir as emissões do efeito estufa e desperdício na empresa.
Obstáculos culturais ás medições de carbono:
Hoje com a grande quantidade de emissão de gases do efeito estufa que vem da cadeia de fornecimento, não controlada, a empresa fornce um sistema de classificação de materiais a fim de auxiliar a seleção de materiais com menor emissão de carbono. Com potencial de promover mudanças em toda a cadeia.
Sistemas de transporte e logística:
É crucial que os designers estejam ciente dos beneficios e das limitações de estabelecer um escorpo de pesquisa, pois ele orienta o feedback que influência a estratégia e as ações do design.
Combústiveis renováveis:
É consenso que os biocombustíveis podem ser parte de uma estratégia energética abragente, no transporte.
As oportunidade criativas de uma política energética abragente:
Ao refletir, sobre os "objetivos finais" como produção local, instalação de paineis solares e uso de biodissel, cada um deles torna-se simplesmente um elemento possível em uma politica energética abragente que tem melhor resultado quando se analisam circunstãncias específicas.
Comments