Moda Ética para um Futuro Sustentável - Capitulo 1: O novo paradigma
- Priscila 6761070, Marcela O. 6856232
- 14 de nov. de 2015
- 3 min de leitura
Introdução
A palavra paradigma vem de origem do vocabulário, (grego = parádegma), pode ser decomposto em pará ( junto) e dégima (modelo), paradigma significa “modelo” ou “ exemplo”.
O modelo de desenvolvimento vem dando sinais de ser totalmente insustentável, razão pela qual não será possível manter o mesmo ritmo durante muito mais tempo.

Entre esses sinais podemos destacar:

Devastação Ambiental. O atigimento do pico do petróleo.

Abismos entre o rico e o pobre.
O atigimento do pico do petróleo.


O aumento sem procedentes
da população humana.
O que é sustentabilidade?
A sustentabilidade é um assunto atual, mas, apesar de ser tratar de um conceito cada vez mais utilizado, seu significado, em uma logica inversa, se torna cada vez menos claro. A expressão “ desenvolvimento sustentável” foi utilizada pela primeira vez quase trinta anos atrás, em 1987 , no Relatório Brundtland, documento de caráter socioeconômico elaborado para a Organização das Nação Unidas (ONU).
A natureza é um sistema aberto no que se refere á energia, porem fechado com relação á matéria (nada desaparece, tudo se dispersa).
Esses ciclos demonstram que se trata de um sistema que funciona e é sustentável a longo prazo.
Nosso modelo de desenvolvimento: um sistema insustentável.
Existem principalmente duas causas: “um problema de conceito” e “um problema de comportamento.”
Temos um problema de conceito
Nossa fora de entender o funcionamento do mundo, deixando de lado uma visão em que a economia, sociedade e o meio ambiente são sistema interdependente, porem separados( muito característica da cultura ocidental), e passando a adotar uma visão de sistemas integrados ( mais característica da cultural ocidental), em que o bem-estar econômico depende do bem- estar social, que, por sua vez , depende do bem- estar do meio ambiente.
A economia ( a prosperidade) não está, portanto, no mesmo nível que a sociedade e o meio ambiente. Estes dois últimos são fins em si mesmos, ao passo que a economia é tão somente um meio para garantir seu bem-estar.
O impacto dos produtos que consumimos
Parte da nossa pegada ecológica como indivíduos esta ligada á pegada ecológica dos produtos que adquirimos, para entendermos a pegada ecologia de um produto precisamos consideramos os múltiplos impactos ao longo do seu ciclo de vida
Diferente do que se pode imaginar, o ciclo de vida de um produto não se refere á evolução das vendas de um artigo durante o tempo permanece no mercado, (mas no sentido usual da palavra no mundo empresarial) e sim a cadeia de processos que intervêm na vida de um produto desde a extração da matéria prima com a que será fabricada até a eliminação de seus resíduos.
O ciclo de vida de uma roupa
Podemos avaliar os múltiplos impactos de um produto ao longo de seu ciclo de vida,a fim de entender sua pegada Ecológica? Com vistas a ajudar nessa tarefa desenvolveu-se um método chamado avaliação do ciclo de vida.

Conclusão/reflexão
Neste capítulo vimos como chegamos a um modelo de desenvolvimento insustentável, que nós conduz ao colapso econômico, social e ambiental.
Temos muitas possibilidades de mudanças, mas pra isso acontecer precisamos mudar a maneira como vemos o mundo onde vivemos.
"MEWE"
Deixar de ver o mundo com foco no indivíduo e na satisfação
(ME=EU) (WE=NÓS)


E ver o mundo com o foco no todo, (todos somos um) e na satisfação coletiva.
Depende de nós

Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se este mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Comments