top of page
alexander-mcqueen-2008-20150703123821-5596823d2b746
1 (1)

Quando pensamos em impacto ambiental, e principalmente, em sustentabilidade na moda, não pensamos de maneira cíclica - a forma correta de exergar e lidar com os problemas. Porque ao usufruirmos de um produto, precisamos refletir sobre o ciclo de vida do mesmo -  da fibra têxtil à fábrica e daí ao consumidor, ao local de descarte e uma eventual reutilização.

E, é baseado nos livros "Moda e Sustentabiliade" e "Moda Ética para um Futuro Sustentável, que iremos mostrar como precisamos pensar e enxergar de maneira ampla e significante para solucionar problemas do passado e do presente que influenciarão o nosso amanhã. 

Moda e Sustentabilidade - Capítulo 11: Biomimética

  • Nayara Nantes, Flavia Carvalheiro, Letícia Ramos
  • 9 de nov. de 2015
  • 6 min de leitura

Biomimética

A Biomimética tem como objetivo imitar os padrões e estratégias da natureza para guiar o designer de produto

Janine Benyus é fundadora do Instituto de Biomimética , que apresenta razoes para protegermos o meio ambiente

É por de suma importância o papel que a biomimética tem na vida de um designer pois faz refletir que quão infinito é o papel que exercemos no "todo" e, ao mesmo tempo, quão grande é nossa responsabilidade

Aplicações praticas da Biomimética:

Stewart Brand, é ecologista e fundador da Whole Earth Catalog, critica as limitações da biomimética

Danella Meadowns tem um metáfora visual eficaz que é a geometria fractal

Mais que uma ferramenta para copiar a natureza

O "floco de neve Koch" nos ajuda a entender por que é difícil mimetizar a complexidade da natureza evoluída.

biomimética não é só uma ferramenta pra copiar, ao contrario no mais importante é entender e aplicar os princípios da natureza.

Natureza como modelo :

a natureza é imitada ou usada como fonte de inspiração pra designers e processos, a fim de resolver problemas humanos


O “floco de neve de Koch”, ilustra os delicados e complexos padrões que podem surgir de um conjunto simples de princípios organizacionais ou regras de

decisão.

Como produziremos tecidos?

As ideias inspiradas na biomimética para promover a sustentabilidade na moda começa concentrada na matéria física (beneficiamento de tecidos, ou processamento de fibras, superfícies e acabamentos), porém os designers de moda não tem fácil acesso a essa matéria física pois em geral esses avanços requerem engenharia física ou molecular altamente especializada e muitas vezes essas inovações ficam recolhidas aos laboratórios de universidades técnicas ou aos centros de pesquisa de fornecedores de tecidos.

Rompendo modelos de prática fechados

Nick Brown – fundou empresa Páramo que hoje se especializa em tecidos inteligentes

Desenvolveu o elastômero TX. 10i inspirado na transpiração das árvores

Batizado de Nikwax o elastômero une-se com qualquer coisa que não seja impermeável mas deixa espaços entre as fibras para a passagem de ar. Além de impermeável, matem o ar próximo da pele,elimina a umidade do corpo e impede a entrada da umidade externa, isolando de maneira muito similar ao pelo impermeável das focas, lontras e ursos.

Aqui testemunhamos a natureza como mentora pois através da inspiração da transpiração das árvores e do pelo impermeável de alguns animais Nick Brown desenvolveu esse tecido


Colaboração entre setores

Quando o mercado busca pesquisadores para um desenvolvimento especifico também se constroem pontes entre setores diferentes. Tal foi o caso das inovações biomiméticas desenvolvidas nas universidades de Bath e Reading na Inglaterra.

O desafio era eliminar a necessidade de carregar roupas extras em ambiente desérticos, desenvolvendo um tecido que proporcionasse conforto ao usuário na ampla variação de temperaturas do deserto, do calor do meio-dia ao frio da noite. O tecido foi inspirado na forma de como as pinhas abrem e fecham e foi construído com duas camadas unidas.

-Camada superior: tem minúsculos espinhos de lã, com apenas dois centímetros de milímetro de largura cada um, que, quando o usuário transpira, reagem à umidade e automaticamente se abrem permitindo que o ar do exterior entre e atravesse o material para refrescar o corpo e quando o usuário para de transpirar, os espinhos fecham-se para evitar que o ar frio continue entrando.

-Camada inferior: é uma camada impermeável que impede a entrada de chuva e de umidade, independentemente de os espinhos estarem abertos ou fechados.

Aqui testemunhamos a natureza como modelo e uma peça inspirada na biomimética pode apresentar inúmeras funções como ex: impermeabilidade, isolamento térmico, ventilação etc..

BIOMIMETISMO E SOLUÇÕES ANÁLOGAS

A Biomimética ou a Biônica são abordagens tecnologicamente orientadas para aplicar as lições de design da natureza buscando solucionar os problemas do homem. Os estudos da Biomimética são embasados nas soluções naturais de projeto, decodificando geometrias e funcionamentos, na busca do melhor aproveitamento e do menor gasto de energia.

Uma vez que a Biônica lida com a aplicação das estruturas, procedimentos e princípios de sistemas biológicos, foi convertida em um campo interdisciplinar que combina a biologia com a engenharia, a arquitetura, e a matemática, sugere que a Biônica e o Biomimetismo representam duas abordagens distintas ao “design e natureza”, baseadas em diferentes concepções da relação entre a natureza e a cultura

Enquanto a Biônica trata da previsão, manipulação e controle da natureza, o Biomimetismo aspira a participação na natureza e, por isso, constitui uma maior contribuição para a sustentabilidade.

Soluções

Natureza como modelo: Estudar os modelos da natureza e imitá-los ou usá-los como inspiração, com o intuito de resolver os problemas humanos;

Natureza como uma medida: Usar o padrão ecológico para julgar a relevância e a validade das nossas inovações. Após bilhões de anos de evolução, a natureza aprendeu o que funciona, o que é mais apropriado e o que perdura;

Natureza como um mentor: Nova forma de observar e avaliar a natureza. Preocupar-se não no que podemos extrair do mundo natural, mas no que podemos aprender com ele.

Princípios da Biomimética definido por dois autores diferentes

Janine Benyus (1997)

Usar resíduos como um recurso

Diversificação e cooperação para usar

completamente o habitat

Obter e usar energia de forma eficiente

Otimizar em vez de maximizar

Moderar o uso de materiais

Não poluir

Não gastar recursos

Permanecer em equilíbrio com a biosfera

Partilhar informação

Comprar localmente

Ed Datchefski (2001)

Cíclico: os produtos devem ser parte de ciclos naturais, feitos

de material que possa ser composto ou tornarem-se parte de

um ciclo humano, como um círculo fechado de reciclagem.

Solar: toda a energia usada para fazer o produto deve provir

de energia renovável, em todas as suas formas, como a solar.

Eficiente: aumentar a eficiência dos materiais e uso de

energia significa menos danos ambientais. Os produtos podem

ser desenhados para usar 1/10 do que usavam antes.

Segurança: os produtos e os subprodutos não devem

conter materiais tóxicos

Social: A fabricação dos produtos não pode incluir

exploração dos trabalhadores.

Desperdício na indústria têxtil

A meta : tirar da rota dos aterros sanitários mais de 12 toneladas de restos de tecido que são dispensados todo dia pelas confecções do bairro do Brás, Mooca e Bom Retiro.

O Programa: Retira das calçadas os sacos de retalhos que foram depositados pelas confecções , que será recolhido por caminhões e enviado a um galpão onde cooperativas e catadores vão fazer a separação entre tipo e cor e ai eles já podem ser usados como retalhos ou como forração na indústria automobilística.

Como faremos negocio?

O que importa para a empresa?

Capital, busca do máximo rendimento o importante é a entrada de dinheiro.

E onde vão parar as questões ambientais nas empresas?

É muito complicado inserir a importância das questões ambientais no processo de design. Os desafios enfrentados por uma empresa "responsável" são grandes, porque está competindo no mercado com outras que não tem a preocupação com questões de âmbito ambiental como já foi dito e são essas empresas que determinam o preço no mercado.

As you sow, é uma empresa que influencia investidores a não visar somente o lucro. Fundada em 1992, ela promove a responsabilidade corporativa social e ambiental através de advocacia acionista, formação de coligações e estratégias legais inovadoras.

Riqueza Real

Criada por David Kortes, é a dinâmica onde não há conflito de valores entre negócios e meio ambiente, além de diminuir custos, essa síntese de negocio é a que mais a aumenta a reputação das empresas. Essa dinâmica possui benefícios sociais e ambientais, além de apresentar a natureza como mentora.

Existem também outros tipos de negocio, aquele os quais não enfatizam ganhos somente para si e sim para os acumular e investir em infraestrutura.

Já há vários casos em que as empresas constroem riquezas baseado em cooperativas, que já podem ser adaptados para o mundo da moda. Tendo como exemplo a GoodWill Industries que tem como objetivo a promoção social. Ela começou como um bazar de roupas mas hoje em dia já abrange mais que isso. Ela oferece capacitação profissional e orientação vocacional para pessoas da baía de São Francisco, que se não tivessem esse apoio sofreriam muitas

Mais de 85% da renda da GoodWill vai para programas de treinamento, empregos, etc...

Outra lógica de negócio

Um dos maiores desafios para a sustentabilidade é influenciar o mercado da moda. E como a moda afeta a vida de todos, diariamente pode ser eficaz para mudar o comportamento e ideia que as pessoas possuem sobre

A empresa Patagônia trabalha com a rede Walmart para orientar ações de sustentabilidade, o que traz benefícios a ambas as empresas, pois a escala e poder de compra da Walmart podem transformar a indústria de forma rápida e abrangente, já a Patagônia vê as suas ações amplificadas pelo Walmart.

Essas parcerias de negócios podem mover a economia.

A marca já colocou etiquetas nas roupas com a mensagem:

Você realmente precisa disso? Outro exemplo ocorreu em 2011, durante a popular Black Friday, a famosa sexta-feira em que os

americanos vão às compras de forma compulsiva, quando a

PATAGONIA publicou um anúncio de página inteira no tradicional jornal The New York Times dizendo: “Não compre esta jaqueta”.

Detalhe: a jaqueta era da própria marca. Queria, com isso, fazer os consumidores refletirem se realmente precisavam comprar mais roupas, sapatos e produtos, só porque o preço era uma pechincha.


 
 
 

Komentar


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • SoundCloud Long Shadow

© 2023 por TocaToca. Orgulhosamente criado com Wix.com

 

bottom of page