Moda e Sustentabilidade - Capítulo 14: Engajamento
- Camila dos Santos, David, Loris e Raquel
- 12 de nov. de 2015
- 4 min de leitura
A sustentabilidade esta vinculada com a conexidade das coisas, a compreensão vivenciada das incontáveis inter-relações que vinculam os sistemas econômicos, materiais e socioculturais à natureza. Essas conexões operam em diferentes escalas e com diferentes esferas de influência. A abertura para essas relações é um precursor essencial para a mudança. Dito de forma simples, quando trabalhamos com ideias e práticas de sustentabilidade, nada existe isoladamente. Grande parte das mudanças rumo a interconectividade requerida pela sustentabilidade depende de sermos ativos. Isso significa engajar-se e indagar sobre fluxos de materiais.
O livre trata essa ideia junto ao artesanato. Pode-se entender que habilidades artesanais bem desenvolvidas apoiam ideias democráticas, pois seu potencial é amplamente distribuído entre nós, não atribuído apenas àqueles que têm posses ou privilégios. [...]
O artesanato é uma manifestação cultural e pode ser compreendido como “toda atividade produtiva que resulte em objetos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com a utilização de meios tradicionais ou rudimentares com habilidade, destreza, qualidade e criatividade”. Ou seja, uma atividade que tem finalidade econômica e que depende do artesão e do seu aprendizado.
O artesanato é uma atividade lenta, com habilidades que amadurecem com o tempo, conforme o artesão pensa, reflete profundamente e testa os limites de sua atividade. Além disso, pode-se entender que a produção artesanal confere um senso de moderação ao consumo, um limite de quantidade e velocidade, pois afinal só é possível consumir na quantidade e na velocidade com que o artesão é capaz de produzir.
Dois exemplos de empresas artesanais:
Uma (Asta) procura sempre ferramentas para o crescimento
São vários grupos de diferentes artesãs de vários lugares, Começamos com 2 pessoas impactadas e atualmente são quase 3.000 pessoas.
O processo começa com a seleção de grupos produtivos que, no primeiro momento, recebem apoio de designers da nossa equipe de desenvolvimento para a criação de coleções.
O passo seguinte é a inserção dos produtos selecionados nos canais de comercialização da Rede Asta: venda direta, e-commerce e loja. Caso o grupo tenha boa capacidade produtiva e profissionalismo, é direcionado para produção no atacado.
Feito isso, passamos a acompanhar mensalmente o desempenho dos grupos através de indicadores específicos.
Nosso papel é entender as demandas, oferecer treinamentos e aumentar o potencial de geração de renda.


https://www.youtube.com/watch?v=mAcLGtsojto
- O segundo exemplo é de empresas artesanais que abrem mão de crescer para controlar o negócio: A somos 55 é uma marca de carteiras, são feitas com material reciclável por artesãs de uma cooperativa em Santo André. O Clube do bordado une a tradição da costura a temáticas poucos usuais. Isso não significa, porém que sejam empresas empreendimentos sem fins lucrativos, eles procuram uma administração mais despojado e aliado a certa dose de improviso e muita colaboração. É desse modo que os empreendedores criativos querem gerir seus negócios de produção artesanal, mesmo que signifique crescer menos.


Exemplos que alguns desfiles que utilizarão o artesanato

- Jum Nakao se apresentou na Casa de Criadores com uma coleção chamada "A Hora do Brasil" criada com alunos de seu workshop no Ceará. As peças possuem um grande trabalho artesanal, entre elas algumas feitas com tramas, amarrações e bordados feitos em palha

- Os colares e pulseiras da coleção de Ronaldo Fraga foram confeccionados por artesãs do Tucumã, pequena cidade do interior do Pará

- OEstúdio se associou ao grupo Homens de Emaús, que trabalham na reabilitação sócio-econômica dos moradores de rua, e apresentou peças de origamis confeccionadas em uma oficina de papel

- As pequenas tiras de madeira da Cia Marítima formaram bordados tridimensionais, imitando babados

- O trabalho de trançado de vime é frequentemente visto em cadeiras, mesas ou cestas. Já a Totem se aproveitou do material para criar bolsas rígidas

- A bolsa da Sacada é feita com esteira de madeira ou bambu
A intervenção e a produção de moda podem aumentar a promessa de envolvimento com uma roupa, ao desafiar o controle e o poder do sistema de moda. A manipulação de uma peça pode proporcionar solução rápida ou engenhosa para uma questão especifica; a intervenção pode envolver a modificação de um artigo, de seu processo de produção ou de sua publicidade e semiótica.
Como na maioria das formas de prática engajada, o desafio na intervenção é criar algo que supere as intenções originais do design as quais podem ser focadas no produto, no processo ou abranger todo o sistema. Isso ajuda a diferenciar a intervenção da customização, por exemplo, que geralmente trabalha dentro do marco do design original.
- Exemplo do livro : Sapatos artesanais na fábrica de Dale Ska, na Noruega. Esse é o processo e o resultado da intervenção em uma fabricação.

Encontramos alguns exemplos diferenciados ao que se diz a respeito da intervenção, são exemplos de intervir em um determinado projeto, onde não necessariamente seja em uma peça no vestuário
Organizado pelo brechó Projeto Vuelta al Mundo, o bazar de consumo consciente vende roupas, calçados, bolsas, luminárias, artesanatos, artigos de decoração, comidinhas, cervejas artesanais. Com a missão de incentivar as pessoas a repensar suas escolhas de consumo

Outro exemplo foi no SPFW verão 2014 onde uma dupla de designers intervirão na cenografia. "A ideia é fazer como se palmeiras sustentassem a arquitetura de Niemeyer" usando a piaçava, papelão, madeirite e o mandacaru, que é uma planta brasileira frisando que nenhuma árvore foi derrubada para a retirada da piaçava usada no projeto.

CURIOSIDADES
O movimento ECOERA se coloca para falar de uma nova moda. Uma moda ética, que se preocupa com o consumo consciente, com o artesanato, com o comércio justo, a reciclagem e todas as questões do desenvolvimento sustentável.
Na ultima edição foi feita à mão e apenas usando material reaproveitado. Toda a cenografia dos desfiles, mesas redondas e workshops foi produzido por um grupo de artesãs. O objetivo é promover discussões e impulsionar a conscientização da população sobre o impacto que a indústria da moda e da beleza tem no nosso dia a dia. A Ecoera procura incentivar o “slow fashion”, dando maios vida útil às peças.

Comments